Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Governo de Minas lança Programa “Agora é guerra, todos contra a Dengue”
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Governo de Minas lança Programa “Agora é guerra, todos contra a Dengue”


Um novo plano de combate a dengue começa a mobilizar autoridades e a população para o verão, época de grande incidência da doença. Com o slogan ‘Agora é guerra, todos contra a Dengue’, o objetivo do governo de Minas e autoridades envolvidas no programa é conscientizar as pessoas para uma ação efetiva no dia-a-dia, uma mobilização para que as famílias possam agir dentro de suas casas, combatendo os focos de dengue em pneu, entulhos e locais com água parada.

O governado Antonio Anastasia assinou a criação do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue. A força tarefa mobiliza 80 prefeitos de municípios mineiros, empresas como Copasa e Cemig, Corpo de Bombeiros, universidades estaduais. Serão R$ 60 milhões colocados só para essa guerra contra o Aedes aegypti.

Segundo o governador, a palavra chave dessa guerra talvez seja a mobilização, mostrando às pessoas que não basta a ação do governo, não basta meramente os anúncios na televisão, porque as pessoas sabem o que devem fazer e por muitas vezes não fazem. O governo vai mobilizar todos os órgãos e espera que a sociedade também tenha essa mesma consciência. A população deve ficar incentivada a apresentar bons índices nos ‘Dengômetros’ que vão passar nas cidades dando prêmios para aqueles que entregarem pneus e materiais que permitem a recriação do mosquito.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde Antônio Jorge, é necessária uma ação intersetorial, caçar criadouros, combater o vetor, matar o mosquito. Para ele, não é uma ação só da saúde, é de todos os setores das políticas públicas e de toda a sociedade.


Ações
  
A Força Tarefa atuará nos 20 municípios mineiros com maior incidência da doença. Os homens e todo equipamento utilizado pela Força Tarefa permanecerá em cada cidade por 15 dias. Eles farão uma varredura em áreas consideradas de risco, eliminando focos do mosquito. Nos pontos de maior circulação de pessoas serão montados os “Dengômetros”, área de convívio social onde as pessoas terão acesso a todo tipo de informação sobre a dengue.

Os caminhões que integram a Força Tarefa serão transformados em Dengue Móvel e circularão pelas cidades trocando entulho por material escolar. Pneus, latas e garrafas pets serão trocados por 45 mil cadernos e 125 mil borrachas e lápis.

Em Borda da Mata, Bom Repouso, Tocos do Moji e Senador José Bento, a Prefeitura pede a colaboração da população para que deixem os agentes verificarem se há riscos de focos do mosquito em suas residências, pois é sempre bom lembrar que Dengue mata.

Fonte: TRIBUNA POPULAR DE BORDA DA MATA/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.