Muitas oficinas apostam nas férias para atrair clientes com promoções em peças e serviços, garantindo uma manutenção adequada para as férias, aproveite e faça a revisão do seu carro antes de pegar a estrada
Fabricantes de autopeças ressaltam a importância de revisar diversos com ponentes antes de pegar a estrada. Recomendam um check-up geral, principalmente, em veículos que são muito utilizados na cidade e não enfrentam longos percursos, estradas, trechos de terra ou serra, com freqüência.
Segundo a Bosch, itens como freios, faróis, palhetas, velas, regulagem de motor (sistema de injeção e ignição eletrônica), radiador e bateria devem ser inspecionados, assim como o nível de água, óleo e calibragem dos pneus, sem esquecer do estepe. Lembre seu cliente que a falta do macaco, do estepe, do triângulo e o extintor de incêndio vencido podem lhe custar uma desagradável multa.
Checar os componentes do sistema de freios antes de viajar é fundamental para a segurança dos passageiros do veículo. Verifique o nível do fluído de freio, as lonas, as pastilhas, os tambores e fique atento se há vazamentos no sistema.
A Bosch sugere, ainda, que seja feita a manutenção dos bicos injetores e a troca dos filtros de acordo com as indicações da montadora. Mas as velas e cabos de ignição devem ser observados na revisão de férias, pois avarias causam perda de potência e falhas no motor. Aproveite para ver se a bateria está em ordem, assim como o motor do limpador de pára-brisa e as palhetas.
Com relação aos pneus, a Bridgestone, por exemplo, afirma que pequenos cuidados evitam grandes prejuízos, inclusive para a segurança dos passageiros. Observe o desgaste da rodagem; a calibração correta, seguindo o manual do proprietário; se necessário, faça rodízio (a cada 8 mil Km para radiais e 5 mil Km para diagonais); e inspecione o alinhamento de direção e balanceamento dos pneus. Não esqueça que itens como amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus, por isso merecem atenção.
Os amortecedores também fazem parte da checagem antes de uma viagem, pois avarias provocam desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade. A Monroe alerta para o perigo de utilizar peças falsificadas ou recuperradas.
Depois de tudo revisado, desejamos para você e sua família, UMA BOA VIAGEM!
Fonte: Revista O MECÂNICO - Edicão 157
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.