Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: PROTEÇÃO MÚTUA – Ituiutaba recebe Rede de Vizinhos Protegidos
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROTEÇÃO MÚTUA – Ituiutaba recebe Rede de Vizinhos Protegidos

Moradores de Ituiutaba se reuniram com policiais militares do 54º Batalhão para instalar a primeira Rede de Vizinhos Protegidos na cidade. Sob a coordenação da comandante do 1º Pelotão, 2ª Tenente Alana, o encontro serviu também para discutir problemas de segurança pública com o chefe da Seção de Planejamento Operacional do 54º BPM, Capitão Waldir.

O oficial destacou que a ideia principal da rede é “vizinho protegendo vizinho”, quando cada morador se torna uma “câmera viva”, atuando de forma mútua e comprometida, alertando sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos. Para isso, utilizam sinais sonoros e outras estratégias, impedindo e dificultando a ação de infratores.A

Além disso, em todos os casos, os moradores farão contato com a Polícia Militar, que, com as informações recebidas, direcionará sua atuação pontualmente e para onde for necessário garantir e manter a ordem publica. 

A Tenente Alana ressaltou que a participação de todos os moradores é fundamental para reduzir os índices de criminalidade nos locais onde será implementada a Rede de Vizinhos. O objetivo é, ainda, fazer com que cada pessoa recupere  a sensação de segurança e adquira o sentimento de participação solidária e voluntária. 

No processo, a PM passa dicas e orientações de autoproteção para os moradores, contribuindo para que haja mudança de comportamentos, fazendo com que o morador adote procedimentos que o tornem agente de sua própria segurança. 

Fonte: Portal da PMMG - http://www.policiamilitar.mg.gov.br
Postado por: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.