Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: CIDADES QUE VIVEM EM PAZ
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 16 de abril de 2011

CIDADES QUE VIVEM EM PAZ

Moradores participam da reunião da RVP

O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) consiste em um plano de longo prazo, instituído pela Constituição Mineira. Compete ao PMDI estabelecer diretrizes que balizarão a formulação dos demais instrumentos de planejamento. A partir de uma visão de futuro estabelecida para um horizonte de 20 anos, Tornar Minas Gerais o Melhor Estado para se Viver, foram definidas 11 áreas de resultados de políticas públicas, para as quais foram traçados objetivos estratégicos e resultados com metas para 2011 e para 2023 (fim do PMDI). 
A 13ª RPM já apresenta  as menores taxas de criminalidade violenta, violenta contra o patrimônio e homicídios no Estado, estando estas abaixo do previsto no PMDI para o ano de 2023. Em 2010, a 13ª Região já atingiu suas metas previstas para 2023, fazendo com a que a região já viva o futuro e já seja o melhor lugar pra viver em Minas Gerais.

PAIVA

Com população de, aproximadamente, 1683 habitantes e uma área de 59km quadrados, Paiva se ocupa economicamente da pecuária e agricultura.  O último homicídio registrado no município foi no ano de 1957. A informação foi obtida por levantamentos realizados junto ao Cartório de Registro de Notas e Tabelionato da cidade, localizada na área da 13ª RPM, através do escrivão titular Geraldo Batista  e em  entrevista com Jair Toledo de Paiva, Prefeito por três vezes. Os dois entrevistados tratam o fato não como um homicídio propriamente. mas, como uma lesão corporal. Nesta ocorrência, a vítima faleceu por  falta de socorro.   
Os militares lotados no Destacamento da Polícia Militar da cidade de Paiva, há mais de 10 anos, fazem valer a tese de que ‘quanto mais tempo permanece o militar no seio de uma determinada  sociedade, mais absorve dela os seus traços culturais, as suas particularidades". Os policiais utilizam estas informações na tomada de decisões e lançamento do policiamento.  Atualmente, a Fração de Paiva/MG conta com o efetivo de seis Policiais Militares: um primeiro Sargento, um terceiro Sargento e quatro Soldados 1ª Classe.

O SEGREDO DO SUCESSO
Participação da população na formatura do PROERD
Várias ações de Polícia Comunitária desenvolvidas pela PM no município contribuíram para estreitar o relacionamento com a comunidade como a criação do Consep, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), destinado aos pais e alunos e a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos.
SANTANA DO GARAMBÉU
Além de Paiva, outras cidades da 13ª RPM destacam-se pela ausência de assassinatos. Em Santana do Garambéu desde 1963, ou seja, há 48 anos, não ocorre um homicídio. O relacionamento entre PMMG e a comunidade é estreitado através de Programas implementados como a Patrulha da Madrugada, Palestras e Visitas Tranqüilizadoras. O destacamento conta com o efetivo de seis Policiais Militares.
A comunidade participa de forma importante na segurança e está envolvida nas ações de polícia comunitária como o Conselho de Segurança Pública - CONSEP, Proerd e Rede de Vizinhos Protegidos (Urbano e Rural). Através da comunicação imediata de indivíduos suspeitos à PM, com o acionamento via 190, vem inibindo as possíveis ações criminosas.
CASA GRANDE
No município de Casa Grande, desde 1991, há 21 anos, a Polícia Militar não registra um caso de homicídio. Os militares lotados mantêm um bom relacionamento com prefeitura, escolas estaduais e municipais e com a comunidade em geral. O efetivo existente é de sete Policiais.  Nesta cidade, foram implementados o Projeto Rede de Vizinhos Protegidos e CONSEP. Em 2010, o Proerd começou a ser aplicado.
OUTRAS INICIATIVAS
No ano de 2010, em parceria com os Correios, o Natal Solidário reuniu pessoas da comunidade, que apadrinhavam as crianças que escreveram para o papai Noel. Todas elas ganharam presentes. Neste evento foi registrada a participação de militares que adotaram várias crianças e doaram os brinquedos. Outra iniciativa registrada. Através do CONSEP o projeto Bom na Escola Bom de Bola foi reativado. Todas essas iniciativas que contam com a participação maciça da comunidade mostram que é possível promover a segurança, a tranquilidade e viver em paz.


Que sejam exemplos!

Fonte: site da PMMG - www.policiamilitar.mg.gov.br (jornalista Márcia Cândido)
Postado por: Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.