Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: setembro 2011
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bom Pastor dá mais um passo na implantação da Rede de Vizinhos Protegidos

Na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, foi realizada mais uma reunião da Rede de Vizinhos Protegidos no Bairro Bom Pastor.


A reunião teve  a presença de 100 moradores além da presença do Comandante do 23º BPM, Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos, comandante da 53ª CIA, Capitão Célio e a equipe de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM, composta pelo SubTetente Teodoro, Sargento Djanira e Soldado Silveira.

Os militares fizeram um resumo do projeto já que várias pessoas que não participaram da reunião de apresentação estavam presentes, explicaram sobre a divisão dos laços, preenchimento das fichas e a importância da interação entre os vizinhos e das reuniões periódicas nos laços, ações importantes para o bom funcionamento do projeto.


O número de pessoas participantes mostra o interesse do bairro no projeto que ainda esta em fase de implantação. Os laços já estão sendo sendo montados e a próxima reunião já foi marcada onde já será feita a instrução sobre o uso do apito.

Fonte e postagem: Ana Paula

Reunião de líderes na RVP Santa Tereza

Seguindo o calendário de reuniões, na noite desta quarta-feira, 28 de setembro, foi realizada mais uma reunião entre os líderes de laços na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Santa Tereza.


Estiveram presentes 10 líderes dos 13 laços existentes no bairro, além dos coordenadores da rede Ana Paula e Pedro.

Entre os diversos assuntos discutidos estão a reestruturação do projeto no bairro com maior participação dos laços, retomada das reuniões onde não estão acontecendo e maior controle dos laços pelos líderes. Os coordenadores do projeto participarão de reuniões que já foram marcadas em cada laço, onde pretendem além auxiliar os líderes na reestruturação, fortalecê-los e acompanhá-los.

Os coordenadores na oportunidade pediram aos líderes presentes para convidar os membros dos laços e novas pessoas que desejam participar do projeto para uma apresentação que será feita pelos militares da equipe de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM  no dia 24 de outubro no salão da Associação de Moradores do Bairro, às 19:30 horas, onde o projeto será explicado e as dúvidas serão esclarecidas.

Fonte e postagem: André Luiz

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

RVP São Judas Tadeu recebe placas do projeto

Na noite de terça-feira, 27 de setembro, a Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro São Judas Tadeu fez a entregas das placas de identificação das residências participantes nos primeiros laços formados no bairro.


Estiveram presentes na reunião além dos membros dos laços, o Sr.Eromar, coordenador da RVP Planalto e a equipe de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM.

O projeto está crescendo no bairro e a informação é que já há uma reunião marcada para formação de novos laços.

Parabéns aos primeiros laços da RVP São Judas Tadeu que já completaram todos os passos de implantação do projeto e sucesso na continuação do trabalho no bairro.

Fonte e postagem: Ana Paula

Divinópolis e Sete Lagoas também adotam a Rede de Vizinhos Protegidos

Os moradores já percebem queda no índice de furtos e arrombamentos

Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, a Rede de Vizinhos Protegidos foi implantada em 2008 e já se instalou em 20 bairros. Quem faz parte da rede está satisfeito com a iniciativa. É o caso do motorista Geraldo Antônio de Souza, de 56 anos, que acompanha o projeto desde a implantação. Ele conta que, antes da união dos vizinhos, os assaltos eram comuns no bairro onde mora. “Hoje melhorou muito. Antes, nós saíamos e, na volta, encontrávamos a casa revirada. Agora isso não ocorre mais. Nunca precisei usar o apito, mas estou sempre atento e os vizinhos também”, afirma.

O aposentado Juarez José da Silva, de 73, também apoia a iniciativa. Além de fazer parte da rede, ele reforçou a segurança em casa, colocando cerca elétrica em todo o muro. “Já havia lido sobre o projeto antes de ele ser implantado e achei muito bom. Segurança nunca é demais”, declara.

Já em Sete Lagoas, na Região Central, que detém um índice alto de crimes violentos, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), com 21,7 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes (dados de 2010), a Rede de Vizinhos Protegidos foi implantada em 2007, de forma tímida, em apenas três ruas. Quatro anos depois, ganhou corpo e já abrange 150 ruas e a estimativa de 2,2 mil residências. “Calculo que cerca de 9 mil pessoas seriam atendidas diretamente pelo projeto na cidade, fora as indiretas, pessoas que moram na mesma rua, mas que não participam das reuniões, mas também são beneficiadas”, estima o coordenador da rede no municÌpio, o cabo Francislei Luiz Mercís.

SENSAÇÃO DE SEGURANÇA

Segundo ele, há registros de queda de até 90% de ocorrências nas ruas onde foi adotado o programa. “As pessoas se sentem mais seguras. Mas não é só isso. Elas se integram mais entre si e o relacionamento com o policial também muda. Alguns acabam virando amigos”, revela o militar. Para uma rua fazer parte da rede, é preciso que pelo menos cinco casas adotem o programa. É eleito um líder, que deve ter contato direto com a PM e participar de uma reunião mensal no batalhão local.

Luciana Aparecida de Abreu Reis é a líder da Rua Varsóvia, no Bairro Jardim Europa, e ingressou na Rede de Vizinhos Protegidos em junho de 2010. Ela coordena o sistema em cerca de 30 casas e afirma que se sente muito mais segura depois de abraçar o projeto. Antes, segundo seu relato, eram constantes principalmente os pequenos roubos nos quintais e arrombamentos de casas. “Hoje, tenho uma sensação maior de segurança, além de saber como me cuidar para prevenir os assaltos”, enfatizou Luciana.

Proteção a todo custo

Dados oficiais da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) , relativos ao ano passado, mostram que a taxa média mensal de crimes violentos nos municípios com população superior a 100 mil habitantes é bem próximo daquele verificado para o total do estado, no último triênio, o que demonstra a concentração desse tipo de crime em cidades maiores. Mas, nesse período, apresentou redução de 27,5%. As médias mensais foram 51,28, 42,73 e 37,19 para 2008, 2009 e 2010, respectivamente.

Nas cidades com população entre 100 mil e 250 mil habitantes, a campeã em criminalidade em 2010 foi Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com taxa média mensal de 24,33 crimes para cada 100 mil pessoas, seguida por Ipatinga (23,47), no Vale do Aço, Sete Lagoas (21,7), na Região Central, e Santa Luzia (19,71), na Grande BH. Na lista das mais preocupantes, Santa Luzia apresentou aumento da taxa média mensal de crimes violentos de 2,2% no comparativo com 2009, assim como Coronel Fabriciano (62,4%), no Vale do Aço, Itabira (10%), na Região Central, e Pouso Alegre (45,03%), no Sul de Minas.

Para se blindar desses problemas, cada um se protege como pode. Caso da médica Sandra Torres Guerra Camilo de Oliveira, de 49 anos, que optou por morar num condomínio fechado em Itabira. O local tem uma guarita no meio da rua e, para entrar, é preciso passar pelo segurança. O fenômeno está tomando conta da cidade, que já tem três condomínios nesse estilo. “Optei pela segurança. Nunca fui vítima de assaltos, mas conheço várias pessoas que passaram por isso. O problema está por todo lugar e, daqui a pouco, estaremos cercados”, diz Sandra.

No Bairro 14 de Fevereiro, as ruas são abertas, mas a maioria das casas tem cerca elétrica e muros altos. Uma delas é a do aposentado João Flaviano Machado, de 58. Depois da experiência de um assalto na outra casa onde morava, ele prefere não pecar pelo excesso de prevenção. A família é orientada a não abrir o portão a qualquer pessoa e, se viaja, ele logo avisa outro morador, como parte das ações da Rede de Vizinhos Protegidos. “Nos anos 1980 podíamos andar em Itabira a qualquer hora a pé. Hoje, a cidade não é mais tão tranquila”, relata.

A empresária Rosely Cavanholi Vital de Almeida, de 35, também sente saudades do tempo da cidade pacata. Além da cerca elétrica, ela se vale da vigilância por câmeras para garantir a segurança da família. Experiências servem como base: criminosos assaltaram o bar do qual era sócia e levaram mercadoria e dinheiro. “Com a rede, os vizinhos tomam conta uns dos outros, sem interferir na vida de cada um, pois nós somos a própria câmera viva. O patrimônio maior é a nossa vida e, afastando os bandidos, afastamos o perigo contra a família”, diz.

Fonte: Portal Jornal Estado de Minas - http://www.em.com.br
Postagem: Ana Paula

RVP Halin Souki dá mais um passo no projeto

Na noite de terça-feira, 28 de setembro, foi realizada mais uma reunião da Rede de Vizinhos do Bairro Halin Souki onde estiveram presentes 35 membros do projeto mais a equipe de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM.


Os militares fizeram a explicação sobre o uso do apito para os participantes e em seguida esclareceram dúvidas sobre o projeto. O projeto já tem 07 laços montados no bairro.

Fonte e postagem: Ana Paula

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ONG AMINAS - FALANDO DE MEIO AMBIENTE

CONDOMÍNIO ECOLÓGICO?

No mês de agosto diretores da Aminas, Associação dos Amigos das Nascentes de Divinópolis e Região, depararam com o inicio de uma construção de um condomínio fechado as margens da Rodovia 494 no KM 36, saída para Cláudio.

Verificamos uma série degradações ambientais nos afloramentos, em várias nascentes e no córrego que forma logo abaixo além de uma abertura numa lagoa, um desrespeito total em Área de Preservação Permanente.

Diante do fato foi solicitado uma vistoria da Policia Militar do Meio Ambiente, antes que o dano ambiental se tornasse irreversível. Foi pedido também o embargo da obra para a situação não se tornar idêntica a do condomínio do Bairro Liberdade onde foram soterradas duas belas nascentes.

Em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente tivemos informações que houve danos ambientais causados pela construção do condomínio ecológico, sendo colocada a disposição a diretoria da Aminas  para acompanhamento de vistorias futuras.

Lamentamos profundamente por isso, e solicitamos da prefeitura seriedade na fiscalização das construções destes condomínios, que se acham ecológicos e que não seja feita vista grossa para beneficiar grandes empresários ou politiqueiros.

Que pau que bate em Chico seja o mesmo que bate em Francisco, ou seja, as leis ambientais devem ser respeitadas por todos e não por alguns.

Fonte: AMINAS (Associação dos Amigos das Nascentes de Divinópolis e Região)
Postagem: Ana Paula

Apito solidário espanta ladrões no interior

Experiência bem-sucedida em BH, Rede de Vizinhos Protegidos se estende pelo interior, em uma tentativa da população de barrar o crescimento da criminalidade.


Cidades pacatas, típicas do interior e livres do pesadelo da violência se tornaram meras lembranças de um tempo que insiste em não voltar. Problemas característicos de grandes centros estão cada vez mais presentes em municípios de médio e pequeno porte. Se antes deixar o portão aberto e passear com tranquilidade pelas ruas era uma cena do dia a dia, agora, investir em sistemas de segurança, como cercas elétricas e câmeras de vigilância, virou rotina. Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) mostram que os crimes violentos estão concentrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, no Noroeste do estado e em municípios como Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Montes Claros e Pirapora (Norte de Minas). Para conter o avanço da criminalidade, ganha força uma experiência de sucesso na capital: a Rede de Vizinhos Protegidos. Os moradores do interior estão trocando a cadeira na porta da rua por apitos e muita atenção.

A fórmula é simples: diante de qualquer atitude suspeita, basta soprar o apito. Esse é o instrumento que os vizinhos têm para informar uns aos outros de que algo não vai bem. O som de um é seguido por vários ao mesmo tempo. E, imediatamente, a Polícia Militar é chamada para conferir se a suspeita tem fundamento. A PM ainda não sabe quantos municípios já aderiram à rede, mas garante que ela está em expansão. Qualquer uma das 853 cidades mineiras pode participar. Para isso, basta que a comunidade procure o batalhão mais próximo. O assessor de imprensa da PM em Minas, capitão Gedir Rocha, diz que a tendência de redução da criminalidade é de 30% a 40%. “Se você começa a apitar avisando que há um estranho, gasta dinheiro? Não, gasta solidariedade, preocupação, zelo e amizade.”

Segundo ele, vários fatores contribuem hoje para a expansão da criminalidade para o eixo fora dos grandes centros urbanos. “Muitas cidades do interior não são interior, com grandes obras, muitas universidades e empresas chegando. Em municípios onde as pessoas se conheciam e se comunicavam, o crescimento está encerrando essas relações. Além disso, há a impunidade na qual as pessoas acreditam e o avanço do crack. Até mesmo a tradição de família, a responsabilidade em saber onde o filho está, com quem ele anda e se ele está na escola ou não acabou”, afirma o capitão. “ A rede dá certo porque a ideia é a retomada da sociedade do espaço que é seu, com a aglomeração de pessoas que querem a mesma coisa: rua limpa, prédios e casas que não sejam pichadas, ruas iluminadas, árvores podadas. E disso a sociedade toma conta”, acrescenta.

Ipatinga (Vale do Aço), Viçosa (na Zona da Mata), Conselheiro Lafaiete, Itabira, João Monlevade e Ouro Preto (Região Central) são exemplos de como a Rede de Vizinhos Protegidos está dando certo. Na cidade histórica, a comunidade do Morro São Sebastião procurou a PM em julho de 2010 por causa de uma série de arrombamentos. Segundo os militares, desde a implantação do projeto, já houve redução de índices de furtos e arrombamentos no bairro.

Primeiros frutos

Em Itabira, a 100 quilômetros de BH, o programa implantado no início do ano no Bairro 14 de Fevereiro também já colhe os primeiros frutos, com a redução de 36% dos crimes contra o patrimônio de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período de 2010. De 22 casos, passou-se para oito. Em 2008 e 2009, foram 17 e 21, respectivamente, também nos oito primeiros meses de cada ano. Em toda a cidade, cuja população é de aproximadamente 110 mil habitantes, foram registrados 287 arrombamentos a casas em 2007; 357 em 2008; 263 em 2009; 360 em 2010 e 231 em 2011. O número de homicídios, que chegou a 13 nos oito primeiros meses de 2007, está em sete este ano.

“A queda nos números demonstra que a rede é uma boa ferramenta no sentido de prevenção, mas só funciona onde há mobilização comunitária. A polícia não está transferindo responsabilidades, mas é importante que a população entenda seu papel no programa, pois ele não é uma brincadeira e deve ser levado muito seriamente”, afirma o comandante do 26º Batalhão, tenente-coronel Edvanio Rosa Carneiro, de Itabira. Ele ressalta que a rede é apenas uma das estratégias de prevenção, entre várias outras.

O operador de equipamentos Nilson Pereira Cunha, de 42 anos, um dos articuladores da implantação do programa no 14 de Fevereiro, comemora os resultados. “A maioria dos nossos moradores é de aposentados e o bairro está na entrada da cidade, o que traz um grande fluxo de pessoas. O marginal pode ser analfabeto, mas vai reconhecer a placa da PM nos portões. Ele pensará que só mora polícia ou que a PM está aqui. Ficará receoso e vai procurar outra área”, diz.

Fonte: Portal Jornal Estado de Minas - http://www.em.com.br
Postagem: Ana Paula

terça-feira, 27 de setembro de 2011

REUNIÃO NA RVP WALCHIR RESENDE

Na noite desta segunda-feira, 26 de setembro, foi realizada uma reunião entre os líderes de laços da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Walchir Resende.


Estiveram presentes 14 membros além da equipe de apoio às Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM.

O objetivo foi a reestruturação e organização da rede no bairro, na próxima reunião os membros  receberão instruções detalhadas sobre o uso do apito.

Fonte e postagem: Ana Paula

Cresce o número de ocorrências de queimadas em Divinópolis


Um problema constante neste período de tempo mais seco são as queimadas, que mesmo sendo consideradas como crimes ambientais continuam frequentes em rodovias e nas cidades. 


Em Divinópolis, a fumaça que pode ser vista de longe. Do alto da cidade são vários pontos de queimadas. Em lotes vagos, nos bairros e até na área central, os rastros de fogo estão por toda parte. No período de estiagem, que começa em maio e vai até setembro, o número de queimadas aumenta.

No Corpo de Bombeiros em Divinópolis há uma estimativa de 70 casos por mês. Em agosto a unidade atendeu mais de 130 ocorrências de incêndios na área urbana da cidade.Em 2010 foram registradas 550 ocorrências de queimadas na cidade. De janeiro até agora já foram 274 casos. A prática é considerada crime federal e municipal. 



Em agosto o batalhão do Corpo de Bombeiros gastou mais de 420 mil litros d'água no combate a incêndios no município. Só em uma ocorrência registrada no bairro Rancho Alegre, foram cerca de três mil litros. As chamas ficaram tão altas que quase entraram em uma oficina vizinha.


Durante a queimada, alguns fios da rede elétrica chegaram a derreter. Prejuízo para os estabelecimentos próximos que ficaram sem energia elétrica.


Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula

Disque Denúncia leva PM a traficante


Um rapaz, que estaria envolvido com o tráfico de drogas na cidade de Nova Lima e em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi preso, por policiais militares da 1ª Companhia Independente.
Após receber informações, obtidas pelo Disque Denúncia Unificado 181, uma equipe de militares fez levantamentos e chegou a A.P.L., 22 anos, que tentou escapar ao perceber a aproximação da viatura.
Conforme os levantamentos, rapaz é suspeito de ter participado em diversos delitos, dentre eles ameaças a policiais militares. Em continuidade às diligências, a equipe foi à residência de A.P.L., à Rua Pio XII, Vila São José, e deram uma busca.
Apreenderam no local 170 pedras de crack e mais três pedras brutas da mesma droga, uma balança de precisão, seis papelotes de cocaína, R$ 632,01, dois trituradores de drogas, oito celulares  e uma folha de cheque em branco.
Diante dos fatos, A.P.L., juntamente com os materiais, foi conduzido para a 3ª Delegacia de Polícia, em Vespasiano, sendo ratificado o flagrante por tráfico de drogas. (AF)

Fonte:www.policiamilitar.mg.gov.br
Postado por Ana Paula

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATÉ QUE ENFIM . . .

Moradores da rua José Gomes e adjacentes no bairro Manoel Valinhas estão aliviados. A prefeitura depois de muita luta dos moradores fez a limpeza do local retirando inclusive o mato que invadia a rua, transformando o local em uma verdadeira "selva".

Antes

O local já é considerado perigoso pelos moradores por ser ponto de usuários de drogas, inclusive usado para desova de materiais furtados nas proximidades e esconderijo de marginais e drogas.

Depois

No local já esta sendo implantado um laço da Rede de Vizinhos Protegidos do bairro e os moradores pretendem se reunir em mutirão para tentar manter o local mais limpo, uma tarefa difícil segundo eles, porque algumas residências jogam até água de piscina na rua, o que ajuda no crescimento do mato.

Depois

Fonte: Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Manoel Valinhas (Laço da rua José Gomes)
Postagem: Ana Paula

Cuidados com a saúde - Baixa umidade do ar

A baixa umidade do ar, poluição, queimadas e incêndios são os principais perigos para a comunidade. Então, para minimizar estes problemas, é importante tomarmos algumas medidas e cuidados essenciais.

Neste período ocorrem as seguintes modificações no meio ambiente:
- „Baixos índices de umidade relativa do ar.
- „Horário crítico compreendido entre 10 e 16 horas, período em que a insolação e a evaporação são maiores.
- „Variação brusca de temperaturas e ventos fortes.
- „Nebulosidade e névoa seca.

„Neste período, o clima fica mais seco e frio deixando o ar mais denso, fazendo com que a poluição aumente e se acumule perto do chão.
„Isso provoca dor de cabeça, tontura, náusea, irritação nos olhos, nariz e garganta.
„Ficamos mais propensos às doenças como: gripes, viroses, doenças respiratórias e alérgicas.

Para evitar esses problemas, você deve:
- „Beber líquidos, comer mais frutas e vegetais: a desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos;
- „Evitar objetos que acumulem poeira, como: tapetes, cortinas e bichos de pelúcia;
- „Umedecer o ar de sua casa, deixando vasilhas com água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos. Mas cuidado!!! Não deixe água parada por muito tempo para evitar o surgimento de insetos causadores de doenças, como a dengue;
- „Limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar irritação conjuntivites e outros problemas oculares;
- „Evitar fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco, principalmente no horário das 10 às 16 horas. Neste período, a insolação e evaporação atingem seus índices máximos;
„- Com o período da seca aumenta-se o risco de incêndios e queimadas. Por isso, moradores de áreas urbanas ou rurais devem evitar ao máximo a prática da queimada, tanto para a limpeza de pastos ou plantações, como de terrenos urbanos.

Fonte: www.portalsaude.saude.gov.br
Postado por Ana Paula

sábado, 24 de setembro de 2011

Multirão da Limpeza tem nova etapa hoje

É hoje, 24 de setembro a segunda etapa do Mutirão de Limpeza contra a Dengue em Divinópolis. A secretaria municipal de Saúde, através da diretoria de Vigilância em Saúde - Vigilância Ambiental informa que a região beneficiada desta vez é a Sudoeste e as ações ocorrem de 8h às 13h.

  
Nesta etapa, oito caminhões e aproximadamente uma equipe de 45 pessoas, juntos percorrerão os bairros que fazem parte desta região, beneficiando 33 bairros e 22.517 imóveis. A equipe sairá da Praça Elizeu Zica no bairro São José, às 7h. Os bairros atendidos nesta mobilização são: Bela Vista, Belvedere, Belvedere I, Belvedere II, Catalão, Chanadour, Floresta, Geraldo Pereira, Itacolomi, J.A.Gonçalves, Jardim das Acácias, Jardinópolis, João Paulo II, Jardim Alterosa, Jardim Real, Marajó, Morada Nova, Conjunto Habitacional Nilda Barros, Padre Herculano, Quintino, Realengo, Residencial Castelo, Santo André, São Cristóvão, São Domingos, São Francisco, São José, São Judas Tadeu, São Paulo, Vivendas da Exposição, Esplanada, São Miguel e Dom Pedro II.

A diretora da Vigilância em Saúde, Adriana Gomes no início dos Mutirões da Limpeza 2011, convidou a população para se engajar em mais uma estratégia da Semusa, visando diminuir os índices de dengue no município. A intenção da secretaria é trabalhar a prevenção evitando a proliferação do mosquito durante o verão, período no qual há aumento de chuvas. “Neste sentido, a população é nossa maior parceira no Mutirão da Dengue. Queremos recolher o máximo de objetos que acumulam água”, enfatizou. A diretora afirmou que o trabalho deve ocorrer antes das chuvas, pois o calor e a água são propícios para a proliferação do mosquito.

Para ajudar a equipe, nos dias de mutirão, os moradores devem descartar garrafas, latas, plásticos em geral, pneu, ou seja, tudo o que possa acumular água parada e possa ser encaminhado para reciclagem. A Vigilância Ambiental esclarece que, nos dias das ações, a população não deve colocar o lixo doméstico e lixo orgânico para ser recolhido no mutirão, pois o objetivo é recolher locais que possam servir de criatório para o mosquito.
  
Todos os pneus recolhidos serão encaminhados para o pátio da Prefeitura, onde são tratados com produtos químicos para evitar criação de focos do mosquito até que os mesmos sejam encaminhados à sua destinação final. Papelão, latas, ferro, plásticos e papéis são encaminhados para a Associação dos Catadores de Divinópolis (Ascadi), que fará a separação dos materiais.

Primeira Etapa

O Mutirão de Limpeza da Região Sudeste 2011 realizado no último dia 17 de setembro recolheu 7.470 kg de lixo em 31 bairros, com aproximadamente 21353 imóveis e beneficiando cerca de 40.000 habitantes. Para a realização desse mutirão foram utilizados nove caminhões e o trabalho de 38 agentes da Vigilância em Saúde e nove motoristas que percorreram toda a região.

Postado por Ana Paula

Semana de Trânsito termina com ações positivas


Os órgãos de segurança pública do município se reuniram na manhã desta sexta-feira (23) para comemorar o encerramento da semana de trânsito que este ano abordou o tema: “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". A mobilização é um fator de extrema importância que não cabe somente aos militares, mas a toda comunidade, reforçou o Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos, Comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar.



A 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, trabalhou durante toda a semana o projeto “Pacto pela Vida na rodovia MG 050”. A rodovia é uma das principais vias que corta a cidade e a meta é redobrar atenção para que a taxa de acidentes diminua significativamente. Através de várias ações preventivas os militares ainda reforçaram o compromisso com a direção defensiva. Panfletagens e Blitz também foram realizadas por órgãos como a concessionária Nascentes das Gerais e ARETRAN -3.

Na esfera municipal, o tema deste ano foi: “O Trânsito é de todos. A Faixa é do Pedestre”. Diversas atividades foram realizadas por toda a Divinópolis. Ao todo foram distribuídos  mais de 10.000 kits informativos, mais de 10 palestras em escolas e empresas, um público de mais de 1600 pessoas, 15 blitz educativas.

Outro detalhe que chamou a atenção de motoristas foi com relação às multas no estacionamento rotativo, não foram aplicadas, pois a semana se reservou ao caráter educativo. Desta forma a secretaria de Trânsito e Transporte espera conscientizar os verdadeiros objetivos deste espaço na área central, consolidar a democratização do uso do rotativo e acima de tudo o respeito ao agente de trânsito, afirmou o secretário de trânsito e transporte municipal, Júlio Valério.

Quanto mais cedo melhor, já afirma o ditado que nesta ocasião ressalva a necessidade de se levar às crianças, o quanto antes, a responsabilidade pela vida. Durante a solenidade houve a participação dos alunos do Projeto Arte e Vida, em especial da aluna Raissa Parreira Bitencourt, de 12 anos que escreveu uma redação sobre o tema trabalhado durante esta semana.

Eduardo Campos, comandante da 7ª RPM, agradeceu a todos pela união e pelo sucesso das atividades desenvolvidas, e mais uma vez relembrou: “devemos contribuir e colaborar para que tenhamos um trânsito mais seguro, prevenindo acidentes e preservando cada vez mais a vida”.

Postado por Ana Paula

Amor Exigente promove Encontro Regional



O grupo Amor Exigente (AE), presente há 15 anos em Divinópolis, promove no sábado (01/10), o Encontro Regional, a partir de 17h, no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Guia, que fica na Rua Pará, 207, Vila Belo Horizonte, Divinópolis – MG. Devem participar representantes das cidades que compõem a região, como Divinópolis, Carmo do Cajuru, Itaúna, Oliveira, Pará de Minas, Cláudio, Nova Serrana, Santo Antônio do Monte e Perdigão.

As inscrições podem ser feitos nos grupos do AE. Já no domingo (30/09), haverá uma sessão solene comemorativa aos 15 anos da Entidade em Divinópolis, às 19h30, no Auditório da Faculdade Pitágoras, que fica na Rua Santos Dumont, 1.001, Bairro Do Carmo.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (37)3214-3526.

Grupo do Centro

Rua Mato Grosso, 503, Centro (prédio das Obras Sociais)

Reuniões: terças-feiras, às 20 horas

Grupo do Niterói

Rua Esmeralda, 178, Bairro Niterói (atrás da Igreja Senhor Bom Jesus, na sala

do AA, em frente ao Posto de Saúde)

Reuniões: domingos, às 17 horas.

Grupo do São Judas

Cecília Meireles, 340, Bairro São Judas (Salão Vicentino)

Reuniões: quartas-feiras, às 20 horas

A história do amor exigente em Divinópolis

O Amor Exigente é um grupo de autoajuda, que tem por objetivo dar apoio às famílias com familiares com comportamento inadequado, atuando preventivamente na prevenção desta conduta.

Foi fundado em Divinópolis há 15 anos por um grupo de divinopolitanos encantados por essa proposta. Desde sua fundação, funciona nas obras sociais da dicoese de Divinópolis, todas as terças-feiras, graças a Padre Ordones, que na época cedeu aquele espaço.

Com o aumento do número de integrantes, a cidade possui, hoje, três grupos, sendo que no grupo das obras sociais são atendidas aproximadamente 120 pessoas semanalmente.

Hoje, o Amor Exigente tem caráter regional, colaborando para a formação de grupos em várias cidades vizinhas, abrangindo, além da recuperação, a prevenção. O grupo articula para implantar o Amor Exigente nas escolas, como já tem ocorrido em outras cidades do Brasil, e fazer parcerias com entidades e instituições, como as vinculadas ao poder judiciário, e forças de segurança pública, como a Polícia Militar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias.

O grupo é ecumênico e sem vinculação político-partidária, e possui 12 princípios básicos.

Para saber mais sobre o amor exigente, acesse o site: http://amorexigente.org.br/

Postado por Ana Paula

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aliança da Cidadania promove nova reunião


A reunião desta terça-feira (20) foi direcionada por dois temas: A Continuidade da Operação Candidés e o IPTU Progressivo. A aliança é composta por Representantes da Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, além da Prefeitura de Divinópolis e visa a boa estruturação da sociedade.

Novas diretrizes foram decididas com relação à prevenção, assistência e combate ao uso de drogas, quanto ao IPTU foi composta uma comissão que irá estudar a implementação dessa nova estrutura que é conhecida como progressiva afim de que os proprietários de imóveis aqui da cidade cumpram a finalidade social, ou seja, para que muitos destes espaços não continuem servindo de esconderijo para criminosos e também a proliferação de insetos e animais peçonhentos que agridam a comunidade.

Ainda não há data para a execução destas novas diretrizes, afirmou o Promotor Sérgio Gildim

Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula

Rede de Vizinhos Protegidos em SÃO JOÃO DEL-REI


O comando do 38º Batalhão de Polícia Militar, com a finalidade de aumentar a segurança dos moradores e reduzir os índices de criminalidade, principalmente os que dizem respeito ao patrimônio em São João del-Rei, dá continuidade aos trabalhos de implantação do Projeto de Rede de Vizinhos Protegidos.


O objetivo é, por meio de estratégias especiais, mobilizar a comunidade e torná-la participava nas questões relacionadas à segurança pública. Para a implantação do projeto, a primeira fase é caracterizada por reuniões com lideranças comunitárias, quando são discutidos os principais problemas dos bairros.

Nesse momento, são discutidos os principais problemas de segurança dos bairros e busca-se, em seguida, a adoção de medidas de autoproteção. Nos encontros, os participantes são orientados a se transformar em uma câmera viva, prontos para socorrer um vizinho e a denunciar pessoas e atividades suspeitas.

No último dia 15, o comandante da 189ª Companhia, Capitão Florenzano, e comandante do 2º Pelotão, 2º Tenente Rodrigues, responsáveis pela região central da cidade, reuniram-se pela terceira vez com moradores do Bairro Vila Felipe Marchetti, para verificação quanto à padronização das placas e faixas produzidas para serem utilizadas na implantação do RVP.
Fonte: www.policiamilitar.mg.gov.br
Postado por Ana Paula

OPERAÇÃO SATURAÇÃO


Foram abordadas 125 pessoas e 60 veículos na tarde e noite da última sexta-feira(16). Esses números fazem parte da Operação Saturação, realizada pela Polícia Militar de Divinópolis, que consiste na realização de ações preventivas e repressivas em locais previamente identificados nos principais corredores de Divinópolis.

A operação foi comandada pelo 2º Tenente da PM Sales e supervisionada pelo Comandante do 23º Batalhão, Tenente Coronel Júlio Teodoro dos Santos e pelo Comandante da 240ª Cia Especial, Capitão Francisco Gonçalves Araújo.




Cerca de 20 Militares estiveram envolvidos nesta ação que teve como objetivo o aumento da sensação de segurança na comunidade e ausência de crimes violentos. 

A polícia reafirmou que a participação da sociedade é de extrema importância para o sucesso de ações como esta, relembraram também que as denúncias podem ser feitas pelo 190 e 181. 

Fonte: www.g37.com.br
Postado por Ana Paula

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOVO LAÇO É CRIADO NA RVP MANOEL VALINHAS

Na noite da última terça, 20 de setembro, foi realizada na Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Manoel Valinhas uma reunião para a criação de mais um laço da rede no bairro.


Estiveram presentes 7 moradores da rua José Gomes que receberam da Equipe de apoio das Redes de Vizinhos Protegidos do 23º BPM explicações sobre o projeto além de orientações para criação e estruturação do laço.

Na próxima reunião os membros do novo laço já irão receber instruções sobre o uso do apito, dando andamento aos passos de instalação do projeto na rua.

Fonte e postagem: Ana Paula

AÇÃO SOLIDÁRIA NAS REDES DE VIZINHOS PROTEGIDOS


Durante as reuniões das Redes de Vizinhos Protegidos, Policiais Militares imbuídos no projeto tem desenvolvido uma boa interação social com as comunidades.

Em cada encontro a amizade e a confiança se tornam maior ao passo que o Policial Militar vê que ainda tem muito a se fazer pelas comunidades. Embora o foco do projeto seja a segurança pública, isso não implica e não impede que se façam atos de solidariedade para as pessoas mais necessitadas.

Durante as visitas mensais recebemos pedidos de doação de mantimentos e agasalhos e não medimos esforços para graças a Deus conseguir ajudar as comunidades.


No bairro Maria Peçanha uma importante parceira do Projeto da Rede de Vizinhos Protegidos é a senhora Fátima Tomé, que além de se uma líder nata é uma pessoa solidária na sua comunidade e a ela são passados os agasalhos arrecadados que são distribuídos aos mais necessitados.

Agradecemos também ao Sargento Resende do Projeto GEPAR pela doação de agasalhos que foram doados a Comunidade Maria Peçanha e que Deus lhe pague.

É preciso sonhar e acreditar que tudo ainda é possível.

Fonte: Subtenente Teodoro – Projeto Rede de Vizinhos Protegidos
Postagem: Ana Paula

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – PM lança projeto Pacto pela Vida na 050


A 7ª Região da Polícia Militar, por meio da 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, lançou, na manhã de ontem, 19, o projeto Pacto pela Vida na MG-050, como parte da Semana Nacional do Trânsito. A solenidade foi realizada na sede do 3º Pelotão Rodoviário, no km 131 da MG-050, em Divinópolis.

Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito – Contran e a Polícia Militar de Minas Gerais seguem diretriz da Organização Mundial de Saúde – OMS e da Organização das Nações Unidas – ONU, que criaram o tema: Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.
Os pilares a serem trabalhados são: Gestão Nacional de Segurança no Trânsito, Infraestrutura Viária Adequada, Segurança dos Veículos, Comportamento e Segurança dos Usuários e Atendimento ao Trauma Assistência Pré Hospitalar, Hospitalar e Reabilitação.

A 7ª Cia PM Ind MAT lançou o Pacto pela Vida , em parceria com a Associação Regional de Apoio à Educação e Fiscalização do Trânsito – Aretran III, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Divinópolis, concessionária Nascente das Gerais, Serviço Social do Transporte – Sest e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat.
SENSIBILIZARDurante a solenidade, o comandante da 7ª RPM, Coronel Eduardo Campos de Paulo, fez a entrega simbólica do adesivo oficial da campanha aos moradores de Divinópolis. O oficial estava acompanhado do comandante da 7ª Cia PM Ind MAT, Major Vagner de Assis Resende; do presidente da Aretran III, Nílton Camilo, e de comandantes de outras unidades PM.
Conforme o Cel Eduardo, o objetivo do projeto Pacto pela Vida é sensibilizar os usuários da MG–050 sobre a importância da adoção de medidas preventivas na condução do veículo, com vistas à preservação da integridade física. “Para isso, criamos o slogan: Não se esqueça dos que ficaram para trás - dirija com atenção e volte para eles com segurança!”
Já o Major Vagner destacou a necessidade do engajamento de toda sociedade na campanha, por meio da conscientização e educação, ‘como forma de reduzir os índices de acidentes nas estradas e aumentar a segurança dos usuários da MG-050’.
UNIÃOMais adiante, o Cel Eduardo reforçou a importância da união de esforços entre todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e, principalmente, “de cada cidadão no processo de humanização do trânsito”. 
Com o apoio dos parceiros, foram montados estandes na sede do 3º Pelotão Rodoviário com a apresentação de materiais, instrumentos e equipamentos utilizados nas diversas situações do dia a dia do trânsito, com distribuição de folders e cartilhas educativas. Após o evento, foi realizada uma blitz preventiva, também com  distribuição de vasto material educativo aos motoristas.

A cerimônia, presidida pelo Cel Eduardo, contou com participação do comandante do 23º Batalhão Polícia Militar, Tenente-Coronel Júlio Teodoro dos Santos; do comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Ten-Cel Luiz Antônio Alves de Matos, do comandante da 7ª Cia Ind MAT, Major Vagner de Assis Resende; do secretário de Trânsito e Transporte de Divinópolis, Júlio César Valério;  do gestor de trânsito da Concessionária Nascente das Gerais, Marcelo Aguiar; do presidente da Aretran III, delegado Leonardo Pio, e de representantes de associações e lideranças comunitárias.
Fonte: www.policiamilitar.mg.gov.br
Postado por Ana Paula