Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Gentileza Urbana toma as ruas de Divinópolis
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 30 de março de 2012

Gentileza Urbana toma as ruas de Divinópolis

O projeto é realizado para conscientizar motoristas e pedestres quanto a importância da consciência no trânsito para se evitar acidentes e garantir o tráfego mais seguro. As ações serão estendidas ainda às escolas e candidatos a novos motoristas.


O pedestre que atravessa fora da faixa, o motorista que fala ao celular no trânsito, o motociclista que não obedece o sinal de trânsito. Todas essas situações contribuem para o caos que é visto no trânsito de Divinópolis. Outras milhares de situações de imprudência e desrespeito às leis de trânsito podem ser vistos na cidade. Por esse motivo, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) desenvolve a campanha Gentileza Urbana com o intuito de conscientizar motoristas e pedestres para o cuidado tanto na hora de dirigir quanto de trafegar nas ruas da cidade.

A Campanha Gentileza Urbana vem sendo amplamente divulgada e deve ser levada para as salas de aula nas próximas semanas para promover a educação no trânsito. De acordo com o secretario adjunto de trânsito Gilberto Silva, a campanha é fundamental na mudança de atitudes, “Como condutores e pedestres, cobramos muito dos outros, mas é necessário fazermos nossa parte” avalia.

Gilberto avalia ainda que “...no trânsito somos todos iguais e o trânsito só irá mudar, se mudarmos o nosso comportamento. Devemos lembrar de que somos sempre pedestres, eventualmente, somos condutores de veículos. Esperamos que todos saibam comportar com responsabilidade nas relações sociais e interpessoais, especialmente no trânsito” ressalta.
No primeiro momento serão realizadas ações em parceria com as blitzes de rotina realizadas nas ruas da cidade. A Settrans pretende atingir ainda os estudantes por meio de palestras nas escolas, os candidatos que almejam a habilitação, por meio de ações em parceria com as autoescolas e também os pedestres de forma geral.

COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO

O secretario adjunto falou ainda dos cuidados que devem ser observados pelo motorista no trânsito. O condutor deve cumprir e respeitar as leis de trânsito e regras de circulação, garantindo o direito de ir e vir de todos, com segurança. Ações simples como sinalizar na hora de fazer uma convergência também podem evitar a ocorrência de acidentes. Nos cruzamentos, nunca atravesse sem antes observar os quatro lados, sua segurança e a dos demais usuários da via tem preferência.

E se engana que pensa que somente o motorista é que tem deveres. No trânsito o pedestre deve observar e cumprir as normas de circulação, lembrando que elas existem para que todos possam ter segurança no trânsito, em especial a Art. 69 e 70 do Código de Trânsito Brasileiro.

Na hora de atravessar a rua, o pedestre deve ter cautela. Quando o cruzamento for desprovido de controlador de tráfego, ou em outros locais, o pedestre deve aguardar o melhor momento, ou seja: observar o menor fluxo de veículos, fazer o sinal de vida ( Sinal de braço), e se certificar de que todos os veículos estão imobilizados e só assim realizar a travessia com segurança o mais breve possível, atento aos demais veículos em especial as motocicletas. A campanha iniciada neste mês de março deve se estender até o final do ano com várias ações de conscientização pela cidade.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.