Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: POLÍCIA E FAMÍLIA - Serviço deu o primeiro passo em 21 pontos da RMBH
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 7 de março de 2012

POLÍCIA E FAMÍLIA - Serviço deu o primeiro passo em 21 pontos da RMBH

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant´Ana, lançou na manhã desta quinta-feira, dia 1º, na Praça da Estação, o Serviço Polícia e Família, uma modalidade preventiva de segurança pública, que tem como principal foco a família. Tendo como princípio o Policiamento Comunitário e o respeito aos direitos humanos, o Serviço chega, inicialmente, a 21 pontos da Região Metropolitana e às cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Ouro Preto e Ubá, para, posteriormente, ser estendido a outros municípios do interior do Estado.

 OITENTA E QUATRO veículos foram distribuidos em pontos estratégicos

De acordo com o Coronel, 700 policiais militares foram especialmente treinados para atuar no Serviço, que pretende contribuir na solução de problemas de segurança pública e em situações que possam desestruturar uma família ou um núcleo familiar. Para que o trabalho obtenha êxito, ainda conforme o Comandante-Geral, os policiais militares do Serviço já começaram a cadastrar famílias e a estabelecer contatos com a comunidade.

    O Coronel Márcio Martins Sant'Ana considera o lançamento dos primeiros módulos da nova vertente operacional, como o ponto culminante de um processo que teve início nos anos 90, com a Polícia de Resultados. O Serviço Polícia e Família, um desdobramento do Programa para a Cidadania, que foi lançado em junho de 2011, durante os 236 anos da PMMG, muda o cenário de BH e RMBH. Os militares tomarão a iniciativa dos contatos com a comunidade e, neste ponto, está a novidade do serviço ao contrário dos modelos anteriores, quando o militar atuava de forma reativa.

 OS SOLDADOS conversam com a comunidade

   "A nossa perspectiva muda. Vamos manter uma maior proximidade com o cidadão, com o policial militar atuando numa reaproximação da Instituição com as famílias, a célula maior da nossa sociedade", afirmou o oficial. Para este serviço, os militares passaram por uma capacitação que incluiu, dentre outros, psicologia, técnicas de instalação e manutenção de redes de proteção e proteção à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso.

   Segundo o Comandante-Geral, a população pode esperar uma Polícia Militar organizada com logística adequada, militares capacitados e prontos para prestar um serviço de qualidade. "O sucesso depende de vocês. A teoria do projeto foi muito bem concebida e arquitetada. Nada do que foi preparado terá sucesso sem a atuação de vocês. Conto com o compromisso de cada um", disse o oficial, dirigindo-se aos militares que atuarão neste novo serviço, concitando todos a abraçar a causa.

    Para o comandante do 5º BPM, Tenente-Coronel João Carlos, este novo conceito de segurança vai proporcionar um maior sentimento de segurança. "É o momento de a comunidade ocupar os espaços públicos. A PM vai desarticular o crime, inviabilizando a ação do infrator, empregando, para isso, a prevenção. Para este trabalho temos grupos formados para se envolver com o cidadão, preparados para entender e respeitar as características sócio-econômicas e culturais de cada ambiente", enfatizou o comandante.

Postado por Ana Paula

Um comentário:

  1. Parabéns à Policia Militar pela inovação. Acreditamos realmene que um trabalho preventivo, junto às famílias, é o primeiro passo para a mudança de mentalidade.
    Nossas famílias, especialmente aquelas de baixa renda e sem acesso a melhores meios para uma vida com qualidade, merecem um apoio desse nível. E nada melhor que o da polícia!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.