Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Violência na escola é problema de segurança publica
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 20 de março de 2012

Violência na escola é problema de segurança publica


Rodrigo Pimentel afirma que professores e diretores têm a obrigação de chamar a polícia quando ocorre um ato infracional na escola


Casos chocantes de violência nas escolas. Briga entre alunos. Ameaça a professores e diretores. Os exemplos se repetem Brasil afora. A violência na escola é problema de segurança pública, é um fenômeno social, não é pedagógico. O que você aplica na sociedade fora da escola, pode aplicar também dentro da escola. Até porque, a escola é o momento de saber, do bom aprendizado, das boas práticas. O que a gente verifica é que a mediação de conflitos funciona.

A Unesco fez uma grande pesquisa no Brasil em 2002, a estratégia de prevenção de violência era melhorar o diálogo com o aluno e chamar a comunidade para dentro da escola. Isso tem que melhorar.
No entanto, quando você parte para o ato infracional, a questão deixa de ser pedagógica e passa a ser policial. O professor e o diretor passam a ter a obrigação de chamar a polícia, senão eles estão errando. Estão errando na educação e na formação daquela juventude.

Na última semana, eu conversei com um professor que foi furtado por um aluno dentro da sala de aula e a escola não aceitava que o professor chamasse a polícia. Essa escola erra. Lembrando que a solução no diálogo funciona sim e chamar a comunidade para a escola também funciona.

No Rio existem casos de alunos que foram condenados a medidas sócio-educativas em função de agressão e ameaças feitas dentro das escolas.

O professor tem que saber o limite. No Rio é comum a polícia ser chamada para pegar o aluno e levar para o aparato policial. Isso também é um direito do professor.


Postado por Ana Paula

Um comentário:

  1. Sinto muita pena dos professores, porque, infelizmente, é na sala de aula que arrebenta tudo: a violencia familiar, a violencia social, os maus hábitos adquiridos, o desrespeito, a falta de orientação religiosa.... enfim, na sala de aula o aluno reflete todas as suas carencias. E nossos pobres professores são obrigados a enfrentar tudo isso..........

    ResponderExcluir

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.