Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Dica de Segurança - Perda de documentos
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dica de Segurança - Perda de documentos


Seus documentos sumiram. O que fazer?

       
Há algum tempo, uma deficiente física ao  retirar a segunda via da Cédula de Identidade, recebeu voz de prisão, pois constava mandado de prisão em seu nome. Ela havia perdido todos os documentos, que foram usados por uma ladra. A vítima foi algemada e permaneceu quase dois dias detida em companhia de criminosas, antes de ser colocada em liberdade. O caso mais grave aconteceu com o manobrista Valter Nascimento de Carvalho, de 35 anos, que passou 56 dias na prisão, mesmo sem ter participado de nenhum crime. Em 1993 ele perdeu seu RG, que foi usado por um criminoso que cometeu um furto e foi detido em flagrante. O marginal pagou fiança na Justiça, para responder ao processo em liberdade, mas como não compareceu nas demais audiências, o juiz do feito ordenou a expedição de mandado de prisão. Valter Nascimento, que não tinha registrado boletim de ocorrência e não sabia que um criminoso estava usando sua identidade; depois de 6 meses foi tirar a segunda via e acabou preso.

Por isso, passaremos algumas orientações importantes nesses casos:
1) Ao notar falta de seus documentos pessoais, cartões magnéticos ou talões de cheques, dirija-se imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima e registre Boletim de Ocorrência.
2) Em seguida, ligue para o fone 55910137 (Serasa) e 0800111522 (Associação Comercial) e registre a subtração ou perda de seus documentos e talonários de cheques, pois assim, os comerciantes filiados às duas entidades, após consulta, que normalmente fazem, impedirão compras ou abertura de crédito fraudulento.
3) Comunique imediatamente o banco e a operadora de seu cartão de crédito, no caso de subtração ou extravio dos cartões eletrônicos.
4) Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Providencie a segunda via de seus documentos subtraídos o mais rápido possível.
5) Carregue cópia do boletim de ocorrência na sua carteira, mesmo depois de tirar a segunda via dos documentos pessoais.
6) Como medida cautelar, faça um anúncio à praça, em jornal de grande circulação de sua cidade, informando a perda de seus documentos, cartões e talonários de cheques. Guarde a página do jornal que publicou o anúncio, pois poderá ser fonte de prova, no caso de estelionatários praticarem golpes em seu nome.

Postado por Ana Paula

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