Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: SEMANA DO DIABETES EM DIVINÓPOLIS
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SEMANA DO DIABETES EM DIVINÓPOLIS



Usuários dos postos de saúde poderão participar da Semana da Diabetes onde acontecerão trabalhos de prevenção e conscientização. As comemorações começaram na última segunda, 7 e irão até o dia 14 com palestras, consultas e sorteio de brindes.

Hoje o posto de saúde do bairro São José irá realizar uma série de atividades para os moradores daquela região. Durante a parte da manhã, a rua em frente ao posto será fechada e um palco será montado onde acontecerão palestras e atividades de ginástica. Vanessa Batista Oliveira Tarabal, coordenadora do centro de saúde São José, diz que a participação de todos é muito importante. “Nós escolhemos o dia 10 para aglomerar todos os usuários e moradores do bairro para que possam participar do evento, que é muito importante, tanto quem tem diabetes para se cuidar mais e quem não tem para a prevenção” convidou.

A abertura do dia comemorativo contará com a presença da secretária de Saúde Cherie Mourão e o secretário adjunto Gilmar Santos. O grupo Unibiótica realizará atividades físicas. Quem estiver presente também poderá participar de palestras, sorteios de brindes e degustação de sucos naturais. “Será feito o cadastro de todos os diabéticos e hipertensos. Estamos fazendo o cadastro para poder saber quantos diabéticos existem na cidade. É uma mudança de vida, não é só aplicar a insulina. Hoje oferecemos os medicamentos gratuitos e capacitamos os funcionários, atividades integradas com as faculdades e o cadastro para ajudar na prevenção. A população precisa se cuidar mais e responsabilizar pela sua saúde” frisou Vanessa.

O dia 14 de novembro, data em que terminam as comemorações é o dia oficial do combate a diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Fique atento

A diabetes é uma doença séria e mata. Em todo o mundo, cerca de 246 milhões de pessoas tem a doença. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. No Brasil, a ocorrência média de diabetes na população adulta é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas. A melhor forma de prevenção é uma alimentação saudável e atividade física. 



Os sintomas da doença são:

• Muita sede;
• Vontade de urinar diversas vezes;
• Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
• Fome exagerada;
• Visão embaçada;
• Infecções repetidas na pele ou mucosas;
• Machucados que demoram a cicatrizar;
• Fadiga (cansaço inexplicável);
• Dores nas pernas por causa da má circulação.

Confira a programação:


Unidades de Saúde que terão atividades de 7 a 11 de novembro:

Centro de Saúde Ipiranga – terá um painel informativo, sala de espera com glicemia capilar dos usuários e orientações da equipe sobre prevenção e tratamento do diabetes. Telefones para contato: 3222-9958 / 3221-9854.

Centro de Saúde Central - Orientações em sala de espera: “Sinais de alerta para o diabetes”, cartazes sobre o tema na unidade e rastreamento do diabetes através de Glicemia Digital. Telefones para contato: 3222-9940 / 3213-8883.

Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças - Informação sobre a doença e cuidados em sala de espera. Telefones para contato: 3221-2127 / 3215-4307.

Centro de Saúde Buritis - Palestras em sala de espera com participação com toda equipe da Estratégia de Saúde da Família. Telefone para contato: 9904-0981.

Centro de Saúde do Planalto - Teste de glicemia capilar, mural informativo e palestras com a enfermagem em sala de espera. Telefones para contato: 3222-9259 / 3213-7622.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.