Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Rede de Vizinhos Protegidos em Pará de Minas
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Rede de Vizinhos Protegidos em Pará de Minas

Em sintonia com as diretrizes do comando da 7ª Região da Polícia Militar, policiais militares do 23º Batalhão promoveram em sua sede, encontro com moradores de Pará de Minas para difundir a experiência bem sucedida da Rede de Vizinhos Protegidos, já implantada em Divinópolis.   


No encontro, uma equipe da 19ª Companhia de Polícia Militar Independente – 1º Sargento Edson e Cabo Valnei - colheu conhecimentos teóricos e práticos, que serão utilizados na RVP de Pará de Minas. Para isso, foram abordados assuntos de interesse da comunidade e detalhadas as fases de implementação, a forma de criação e o desenvolvimento da metodologia da Rede.


CÂMERA VIVA


Aos moradores do Bairro São Luís, de Pará de Minas, foram passadas orientações sobre como devem se comportar para se transformarem em uma câmera viva para inibir a ação de infratores da lei. Para que isso ocorra, os vizinhos devem trabalhar em conjunto e em sintonia com a Polícia Militar. “É um vizinho cuidado do outro”, destacaram os coordenadores do encontro.





A Rede de Vizinhos Protegidos é uma das principais estratégias de prevenção implementada pela Polícia Militar, em parceria com a comunidade, que, de forma espontânea se organiza e se mobiliza para fazer uma malha de proteção. 

O trabalho está fundamentado na filosofia de Polícia Comunitária, no sentido de que  polícia e comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas de segurança pública.
Os participantes do encontro também se reuniram com 27 moradores do Bairro Tietê, também em Divinópolis, onde a Rede de Vizinhos Protegidos tem rendido bons resultados.

Para o Comandante da 7ª RPM, Coronel Eduardo Campos de Paulo, a RVP é uma importante ferramenta à disposição da comunidade, pois fortalece o espírito de solidariedade com redução considerável dos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança. O Oficial classificou o trabalho desenvolvimento pelo 23º BPM, comandado pelo Tenente-Coronel Júlio Teodoro dos Santos, junto às Redes, como “excelente”.

DESEJAMOS AOS AMIGOS DE PARÁ DE MINAS MUITO SUCESSO NO PROJETO! 

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.