Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Divinópolis registra primeiro caso de febre maculosa
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Divinópolis registra primeiro caso de febre maculosa

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na manhã desta quarta-feira (9), o primeiro caso de febre maculosa na cidade de Divinópolis. O paciente de 31 anos foi hospitalizado no dia 20 de setembro, mas o resultado dos exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que comprovaram o caso, só ficaram prontos no dia 13 de outubro. Conforme a SES, o homem, que ficou internado no Hospital João de Deus de Divinópolis, passa bem e já voltou para casa.

"A situaçao é preocupante", comentou o secretário adjunto de Saúde, Gilmar Santos. A febre maculosa é uma infecção grave causada pela bactéria "Rickettsia rickettsii" transmitida pelos carrapatos que usam as capivaras como hospedeiros. E é mais comum na zona rural. No entanto, em Divinópolis, as capivaras vivem às margens do Rio Itapecerica.
Segundo o órgão, nas cidades vizinhas de Divinópolis, em 2011, foram confirmados três casos de febre maculosa, sem mortes. No ano passado, foi notificada uma morte por febre maculosa, mas exames laboratoriais das vísceras da vítima descartaram a suspeita e confirmaram morte por Febre Hemorrágica decorrente de Dengue. No estado, dos oito casos registrados em 2011, três pessoas morreram. Já em 2010, 15 casos foram confirmados e seis pessoas faleceram.


Sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde, o indivíduo infectado pode apresentar febre alta, dor de cabeça, dor muscular intensa, náuseas, vômitos, dor de garganta, dor abdominal, mal-estar generalizado. Na fase mais avançada da doença podem surgir: exantema, petéquias, confusão mental, alterações psicomotoras, icterícia, convulsões, coma, necrose em extremidades e óbito. 

Medidas para prevenção, destinadas a população:

- Conhecer o ciclo sazonal do carrapato, como forma preventiva e educativa;

- Adotar barreiras físicas quando for se expor a áreas com circulação de carrapatos, através do uso de roupas claras e de mangas compridas;

- Examinar o corpo a cada três horas para verificar a presença de carrapatos – é necessária a adesão por um período de 4 a 6 horas do carrapato a pele para ocorrer a transmissão;

- Retirar os carrapatos com o auxílio de uma pinça e evitar o esmagamento com a unha para não entrar em contato com a bactéria, caso o mesmo esteja infectado;

- Limpeza e capina de lotes para evitar a poliferação de carrapatos.

Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.