O Alto São João de Deus amanheceu movimentado ontem. Prefeitura, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estiveram no bairro limpando lotes vagos, locais com acúmulo de mato e efetuando outras melhorias. Segundo a PM, as ações estão entre as intervenções sociais do Grupo Especial de Patrulhamento em Área de Risco - Gepar - e têm por objetivo melhorar as condições de vida dos moradores e combater o tráfico de drogas.
De acordo com o assessor de comunicação da PM, capitão Jocimar Lúcio dos Santos, este trabalho do Gepar no bairro foi feito especificamente para limpar terrenos com mato e demolir construções inabitadas que podem servir de abrigo a traficantes e usuários de drogas.
Ação
A limpeza foi feita em vários pontos, principalmente na rua Deputado Jaime Martins. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil retiraram pessoas de áreas de risco de desabamento, avaliaram os imóveis e verificaram os pontos mais críticos. Participaram da ação seis militares do Gepar, a banda de música da PM, bombeiros e 70 funcionários da prefeitura.
O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Operações Urbanas, Dreyfus Rabello, afirma que este trabalho é anual e que as áreas de risco são novamente avaliadas.
Funcionários da prefeitura passaram a manhã limpando mato e derrubando construções que abrigavam usuários e traficantes de drogas e encontraram um saco plástico com 50 gramas de cocaína. O material foi apreendido e o muro que o escondia foi derrubado.
Melhorias
A população do bairro aprovou a ação militar. Para a saladeira Mirlene Mendes, a retirada de mato e entulho irá evitar principalmente que animais peçonhentos se escondam.
A faxineira Greice Mara Aparecida concorda que a limpeza reduzirá os animais peçonhentos e irá até melhorar a aparência do bairro.
Os moradores apenas salientaram que deveria haver uma atenção maior para quem mora nas áreas de risco e estas pessoas deveriam ser desalojadas, impedindo que o local fosse ocupado novamente.
Gepar
O Gepar atua há um ano e meio visando reduzir a criminalidade na região do Alto São João de Deus. Além das medidas preventivas e repressivas, também são feitas ações sociais, como o projeto 'Arte e Vida 2', que ensina crianças a tocar instrumentos, e o 'Caia na Rede', de inclusão digital para crianças, e o Proerd, para pais e jovens. (VL)
Postado por Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.