Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: ONG AMINAS - FALANDO DE MEIO AMBIENTE
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

terça-feira, 17 de maio de 2011

ONG AMINAS - FALANDO DE MEIO AMBIENTE

Ambientalistas preocupados com projetos de degradação ambiental


Buscando a preservação da Lagoa da Sidil e das nascentes da mesma região e ainda do tombamento de todo o entorno da lagoa, o Presidente da Associação dos Amigos das Nascentes de Divinópolis e Região – AMINAS, Walter Gonçalves Beirigo, esteve na quarta-feira (11) na Promotoria de Meio Ambiente e Defesa do Cidadão, para acompanhar o andamento de todo o processo.

Ele informou que existe um projeto para transformar aquele local em um ambiente de acesso ao público para lazer, diversão, práticas esportivas, nos mesmos moldes de outros parques municipais. O projeto elaborado pela Empresa Selva, que cuida especificamente de assuntos relativos ao meio ambiente, está parado na prefeitura de Divinópolis, porque existem alguns empresários do ramo da construção civil que querem construir um condomínio fechado ao lado da lagoa. Além de existirem aproximadamente dez nascentes o terreno tem uma inclinação de 45 graus, o que o torna inviável para construção de qualquer imóvel habitacional.

Outro assunto que motivou a presença dos ambientalistas é a possível construção de um novo shopping às margens do Rio Itapecerica, no Bairro Padre Libério. Segundo o vice-presidente da AMINAS José Nilton Teodoro, além do local ser  uma área de preservação permanente, no projeto do novo edifício consta a construção de um muro de arrimo para contenção das águas do rio em caso de enchentes. Porém, caso haja essa construção, os moradores do Bairro Manoel Valinhas, que faz divisa com o local, estão temerosos em caso de inundação. A Senhora Joana D’arc, moradora às margens do rio, no bairro Manoel Valinhas, e a presidente do SIND UTE Maria Catarina também compareceram à Promotoria, preocupadas com os efeitos negativos que a obra pode vir a causar.

Ficou agendada para a próxima quarta-feira (18) uma reunião com o Promotor para tratar do assunto referente a esse novo empreendimento, que, de acordo com os manifestantes, só trará mais prejuízo para a população.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste – http://g37.com.br
Postado por: André Luiz

Um comentário:

  1. Vcs estão no caminho certo, tem que continuar a luta, mobilizr a população. parabéns mais uma vez a todos.

    ResponderExcluir

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.