Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Dicas de Segurança - Álcool Líquido
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dicas de Segurança - Álcool Líquido


No dia 14 de maio entrou em vigor a Lei 19487/2011 que obriga os estabelecimentos comerciais do Estado a afixar cartazes para orientar os consumidores sobre os perigos do álcool líquido.

A lei é uma tentativa de diminuir o número de acidentes com o produto, responsável por 54% das internações de vítimas de queimaduras no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Em 2002, o comercialização do álcool líquido chegou a ser proibida, mas uma liminar autorizou o retorno do produto aociao comércio.

De acordo com o comandante do Quinto Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) em Uberlândia e aluno do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública(Cegesp), tenente-coronel BM Felipe Martins, a maioria das vítimas de queimaduras com álcool líquido são crianças, com até dez anos de idade. “Os acidentes são causados, principalmente, pelo uso incorreto do produto. As pessoas querem uma resposta imediata, um acendimento imediato, o que acaba provocando o acidente”, alerta.

Os acidentes mais comuns com o álcool líquido estão relacionados ao acendimento de churrasqueiras. O produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre o equipamento podem ocorrer respingos, provocando queimaduras graves em quem manuseia ou em quem estiver está próximo. “É muito importante que as pessoas leiam as instruções de uso de qualquer produto”, orienta o tenente-coronel BM Felipe. “É um hábito que geralmente as pessoas não têm, mas que pode evitar muitos problemas”.

De acordo com o oficial, o álcool gel e a versão líquida têm propriedades semelhantes, mas a primeira opção é a mais segura. O ideal, segundo ele, seria que o álcool líquido fosse utilizado apenas como higienizante e que as pessoas se habituassem a utilizar o gel para evitar os acidentes. “É necessário que haja um investimento na conscientização, principalmente das crianças”. Trabalho que os bombeiros já realizam por meio de palestras nas escolas de todo o Estado. “A lei pode diminuir os casos de acidente, mas as pessoas têm que entender, que a prevenção é o mais eficaz”, alerta.

Caso seja realmente necessário utilizar o produto líquido, o Corpo de Bombeiros dá algumas orientações:

Leia atentamente as instruções do fabricante;

Nunca jogue álcool líquido sobre chamas ou brasas. O produto pode explodir e provocar queimaduras graves ou até fatais ;


Ao lançar o produto, mantenha uma distância de segurança;

Para acender fogueiras ou churrasqueiras, prefira os tabletes acendedores e álcool gel. Evite o uso de álcool líquido na limpeza doméstica;

Em caso de queimadura, lave abundantemente o local com água limpa corrente e proteja a parte queimada com papel laminado ou pano úmido;

Não passe nenhum produto sobre a queimadura como: creme dental, manteiga, borra de café etc;

Retire anéis, pulseiras e outros adereços, caso a queimadura seja nos membros superiores;

Ligue para o serviço 193 transmitindo informações sobre a situação da vítima: se está consciente, se há bolhas etc.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: http://www.bombeiros.mg.gov.br
Postado por Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.