Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Saiba como contratar uma babá com segurança
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Saiba como contratar uma babá com segurança


Os casos de violência envolvendo crianças e babás assustam pais pelo Brasil afora. O medo e a insegurança fazem com que as instalações de câmeras, às escondidas, sejam cada vez mais frequentes. Por sua vez, a divulgação de imagens de maus-tratos eventualmente captadas por estes equipamentos chocam os pais, e alimentam o círculo.

Para os pais que não podem cuidar diariamente de seus filhos e optam por deixá-los em casa, existem diversas formas de se contratar uma babá. Indicações de parentes e amigos ou empresas especializadas na recolocação destes profissionais são os caminhos mais indicados. Mas será que todos sabem os cuidados que devem tomar ao contratar uma profissional?

Indicação não basta

A indicação de pessoas conhecidas é sempre bem-vinda, mas não basta. Checar as informações passadas pela candidata durante a entrevista e pedir referências profissionais são atitudes indispensáveis. E essa checagem nunca deve ser feita ligando para um número de celular. Não ter antecedentes criminais não é garantia de que ela nunca tenha maltratado uma criança. Nem todos os pais denunciam. Muitos têm medo de represálias e apenas demitem a funcionária.

Referências falsas

Se o endereço da referência é muito próximo ao da candidata, a possibilidade de ser um amigo é grande. Nem todas as mães conseguem enxergar esses detalhes ao contratarem uma babá por conta própria. Nem sempre é má-fé. Muitas pessoas que querem entrar neste mercado de trabalho, mas que não têm experiência, usam este artifício. A falta de experiência não é um problema, ao contrário do que muitos pensam. O trabalho você pode ensinar, mas índole e caráter, não.

O comportamento da criança

Pessoas carinhosas, calmas, alegres, dispostas e pacientes são as mais indicadas para cuidar de uma criança. Mas sempre ficar de olho nas reações da criança na presença da babá também é importante. Passado o estranhamento inicial que haverá, já que uma pessoa estranha foi introduzida à rotina de uma criança, a mãe deve procurar por sentimentos de afetividade que a criança tenha pela profissional. Se a criança gosta da babá e fica feliz na sua presença indica chances muito baixas de que esteja sendo maltratada.

Dicas para minimizar riscos na contratação de uma babá:

- Colocar anúncios em jornais é contra-indicado.

- Checar referências somente através de telefones fixos.

- Faça uma entrevista cuidadosa perguntando sobre como a candidata cuidava das outras crianças, qual era a rotina da casa e as brincadeiras que costumava fazer.

- Buscar o nome da candidata na internet – sempre lembrando que existem pessoas com mesmo nome e muitos dados falsos na rede que necessitam de uma nova checagem.

- Informar-se como obter um atestado de possíveis pendências jurídico-criminais atuais.

Fonte: Portal iG - http://www.ig.com.br
Postado por: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.