Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: NÃO SEJA VÍTIMA DUAS VEZES
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NÃO SEJA VÍTIMA DUAS VEZES

Gostaria que o amigo leitor respondesse a seguinte pergunta: Por que algumas pessoas são assaltadas com freqüência enquanto outras nunca sofreram abordagem de um marginal?


Será que é pura sorte? Você pode ter certeza de que não é somente sorte, o fato de alguém nunca ter sido assaltado. 


A verdade, é que essas pessoas são prevenidas e evitam o próprio roubo, semelhante ao indivíduo que faz toda uma "preparação" para ir á selva amazônica e por isso são consideradas mais sortudas. Essa atitude que repele o marginal  pode ocorrer em nível inconsciente. Ela esta se protegendo sem saber que o faz. 

Nesse espaço, estamos conscientizando, você e sua família com valiosas informações que o ajudarão a prevenir que o infortúnio não ocorra. 

Preste atenção na seguinte colocação: O estilista anda pelas ruas e observa as roupas que as pessoas estão usando. O arquiteto, passeia na cidade e nota a tendência de construção dos novos prédios. A dona de casa sai as ruas em busca dos melhores frutos e alimentos para comprar. O policial, trafega pelas avenidas, sempre analisando os movimentos  suspeitos dos transeuntes para evitar um roubo. E por último, o bandido, deixa sua residência munido de um revolver em busca de vitimas  fáceis, ingênuas, distraídas, desligadas que facilitem seu "trabalho". O amigo leitor, precisa entender que o marginal, apesar da sua sensibilidade natural, não possui "bola de cristal" para saber quem seria a vitima ideal. A tática usada é procurar vitimas que "estão dando mole" como se diz na gíria da malandragem. 

O leitor deve estar lendo essa coluna na sua casa ou no local de trabalho. Gostaria de fazer  uma indagação: Como é que você faz para sair de sua residência, escritório ou estabelecimento comercial? Pela porta, é claro. Mas antes de colocar o pé na calcada, ou seja, antes de sair de tal local, você faz algum tipo de visualização do que esta acontecendo na rua, ou simplesmente sai estabanado sem focalizar as pessoas que estão ao seu redor? Já posso imaginar a resposta...Vamos a uma regra básica de segurança que pode te livrar de grandes problemas: Toda vez que você for deixar algum lugar, "pare" alguns segundos na porta, ou olhe pela vidraça o que está acontecendo na rua. Se alguma pessoa estiver parada, olhando para você ou andando vagarosamente em atitude suspeita, não deixe o lugar. Fique no interior por mais alguns segundos observando o suspeito e se continuar desconfiado acione a Polícia Militar pelo fone 190 para que ocorra uma abordagens aos suspeitos. Vamos supor ainda, que você observe uma moto parada nas proximidades de sua casa, com um indivíduo sobre ela ou ao seu lado. Espere alguns instantes. Perceba a reação desse suspeito. Tire as suas conclusões, antes de sair de casa, loja ou local de trabalho. 

A focalizado do perigo é um ato de esperteza e sabedoria que pode salvar sua vida e patrimônio. A pessoa despreparada será vitima duas vezes: Uma do marginal e outra de sua própria inexperiência.

Fonte: Blog Tudo Sobre Sergurança - http://tudosobreseguranca.com.br
Postado por: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.