Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Você sabe quando trocar o pneu do seu carro?
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

sábado, 25 de junho de 2011

Você sabe quando trocar o pneu do seu carro?

Talvez muitos motoristas desconheçam essa informação, mas é possível saber o momento para realizar a troca dos pneus de um carro ou motocicleta. Essa informação está no próprio pneu.

Em todo pneu novo ou reformado é obrigatório que se tenha o indicador de desgaste da banda de rodagem, assim chamado de "TWI" (Tread Wear Indicator). Este indicador serve para identificar quando o pneu deverá ser substituído. 
Assim que o indicador for atingido, seja em qualquer parte do pneu, ele deverá ser substituído, pois já atingiu o seu nível de insegurança. Isto quer dizer que se porventura estiver chovendo, o pneu que tiver seu indicador de desgaste atingido, não terá aderência suficiente para evitar que ocorra um acidente por aquaplanagem, por exemplo.


No caso de ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, estão proibidos o uso de pneus reformados, pois estes comprometem a segurança. Ao comprar, verifique se não estão lhe vendendo pneus refrisados. Você pode estar entrando em uma armadilha.


Além do mais, se seu veículo estiver sendo conduzido com os pneus, cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido o "TWI", você estará incorrendo em infração de trânsito grave, cuja penalidade é multa e retenção do veículo podendo ainda perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.


Visando a prevenção de acidentes, a redução de infrações de trânsito e orientar condutores e proprietários de veículos automotores quanto ao momento certo de fazer a substituição de pneus, a Oitava Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito preparou algumas dicas as quais seguem abaixo:


Dicas:
► Faça a calibragem dos pneus pelo menos a cada 10 (dez) dias;
► Faça o rodízio entre os pneus, mantendo-os alinhados e balanceados;
► O estepe também deve ser utilizado, pois caso permaneça sem rodar por um longo período, soltará pedaços da borracha, mesmo se nunca tiver sido utilizado (novo).
► Periodicamente, verifique se o indicador de desgaste da banda de rodagem foi atingido;
► Verifique se o pneu está em boas condições de uso e não tenha nenhuma trinca, rachadura ou cortes;

► Se constatar qualquer destas anormalidades, faça a substituição do pneu.
 

Referência: Código Brasileiro de Trânsito; Resolução 558/80 - CONTRAN; Resolução 158/04 - CONTRAN; Resolução 376/11 - CONTRAN.
Fonte: Site PMMG - http://policiamilitar.mg.gov.br
Postado por André

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.