Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Doadores de sangue podem ter faixa etária entre 16 e 68 anos
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Doadores de sangue podem ter faixa etária entre 16 e 68 anos



Os maiores de 16 anos e até 68 anos podem fazer doações de sangue na Fundação Hemominas. A ampliação da faixa etária para doações foi realizada pelo Ministério da Saúde (MS), visando um aumento de 4 milhões de doações por ano. Os menores de idade podem se tornar voluntários desde que com o consentimento dos pais ou responsáveis legais.

Antes, a idade permitida era de 18 a 65 anos, e desde a segunda feira (11) os maiores de 16 e 65 anos já podem ser voluntários.

Com a ampliação da idade, o governo espera aumentar das atuais 3,5 milhões para 4 milhões de doações por ano. De acordo com o ministério, o volume de sangue coletado é considerado suficiente, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda volume para a manutenção do estoque aproximadamente 5,7 milhões de bolsas de sangue.

O MS alterou a faixa etária com base em estudos internacionais e a adesão de outros países, como os Estados Unidos. A intenção é passar de 1,9% para 2,1% da população até 2012. A recomendação da OMS é que de 1,5% a 3% da população doe sangue. Os jovens entre 18 e 29 anos representam 46% dos doadores no Brasil.

Segundo a relações públicas da regional Hemominas, Shirley Alves, com a ampliação da faixa etária há a possibilidade de aumentar a malha de candidatos à doação e que não há uma estimativa em Divinópolis para o aumento de doações, por ser uma legislação nova e um assunto. Ela ressalta que os doadores devem estar atentos às mudanças e as condições de doação.

PARA DOAR

Quem quiser doar sangue, deve procurar um hemocentro munido de um documento de identidade com foto. O candidato deve apresentar boa saúde e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é recomendado não estar em jejum, repouso de seis horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, e evitar fumar por duas horas e comer alimentos gordurosos.

Não podem doar pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, grávidas ou mulheres em fase de amamentação, usuários de drogas, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas) ou que mantiveram relação sexual com diversos parceiros nos últimos doze meses.

O menor de 18 anos deve ir doar sangue portando documento oficial com foto acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Se essas pessoas não puderem comparecer elas devem ir munidas de uma autorização reconhecida em cartório dos dois. Se apenas um deles puder comparecer, o outro deve mandar a autorização reconhecida.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

A regional da Hemominas em Divinópolis se localiza na rua Gabriel José Medef , 221, no bairro Padre Libério.O telefone para contato  e agendamento de doação é (37) 3216-6514.

Fonte: Site Jornal Gazeta do Oeste - http://www.g37.com.br
Postado por: André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.