Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis - MG: Patrulha do sossego minimiza impactos auditivos em Divinópolis/MG
VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

VOCÊ SABE O QUE É A REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS?

A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais frequência desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

Para levar o projeto Rede de Vizinhos Protegidos para seu bairro entre em contato com o 190 e saiba o telefone da Companhia de Polícia Militar mais próxima de sua casa.

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

A ÁGUA ESTÁ ACABANDO, VAMOS ECONOMIZAR - FAÇA SUA PARTE !

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Patrulha do sossego minimiza impactos auditivos em Divinópolis/MG


A Operação “Patrulha do Sossego”, realizada pela secretaria de Meio Ambiente (Semmapu), Polícia Militar, Polícia Civil e Settrans têm rendido frutos. Iniciada em 2010 a operação promove blitzes em dias alternados e tem por objetivo fiscalizar veículos e estabelecimentos comerciais com som alto que trazem transtornos à população.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Pedro Coelho, o trabalho conjunto continua aplicando multas e fiscalizando carros com som automotivo e estabelecimentos comerciais. “A gente continua este trabalho em conjunto com a Polícia Militar, com a Settrans, com a Polícia Civil que visa principalmente dois focos de atuação, que são os carros chamados ‘carros de boyzinhos’ e bares e restaurantes que causam impacto na vizinhança”.

Para Coelho, desde o início da patrulha os sons diminuíram consideravelmente e a população já tem sentido a melhoria. “Temos conseguido um bom resultado, isso é notório na cidade em comparação com o que estava acontecendo antes, principalmente nestes veículos que atormentavam a madrugada do cidadão divinopolitano”, afirmou.

De acordo com o secretário a fiscalização tem sido eficaz e a lei está sendo cumprida, inclusive nos eventos são realizadas campanhas de conscientização. “Foram apreendidos diversos equipamentos, ocorreu em Divinópolis o evento Fúria Sobre Rodas que acontece anualmente e foi feito uma campanha imensa contra o tipo de comportamento, ou seja, sons colocados em carros e ligados em lugares que causam impacto na vizinhança, a gente espera com a seqüência de trabalho trazer maior harmonia para cidade”, frisou.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro nos artigos 228 e 230 é proibida a circulação pela cidade de carros com som automotivo, sujeito a multa e apreensão do veículo.

FISCALIZAÇÕES

Segundo Demétrio de Paula, agente administrativo da Settrans, as blitzes da Patrulha do Sossego continuam a ser realizadas em Divinópolis em bairros e dias distintos. Ele explica que se a PM recebe uma denúncia toda a patrulha se move até o local, para resolver a situação.
A área central é uma das que mais possuem reclamação, principalmente por ter vários estabelecimentos comerciais e por carros com som alto circularem com frequência à noite.

Dados da Settrans apontam que em 2010 foram realizadas 52 fiscalizações, ou seja, a patrulha trabalhou intensamente nestes dias. Foram realizadas 1075 fiscalizações em veículos automotivos, 339 em estabelecimentos e 279 multas foram realizadas. Em 2011, de 01 de janeiro à 30 de junho já foram realizadas fiscalizações em 38 dias alternados.Neste período, 611 veículos foram fiscalizados, 156 estabelecimentos passaram pela patrulha e 279 autos de infração foram confeccionados.

Fonte: Site Jornal Gazeta do Oeste – http://www.g37.com.br
Postado por: André Luiz

Um comentário:

  1. É o povo de divinopolis acabando com a festa de quem tem som automotivo, mas a nossa opnião não importa por isso criaram mais esta lei ridícula.

    ResponderExcluir

As Redes de Vizinhos Protegidos de Divinópolis-MG agradecem seu comentário.