A Operação “Patrulha do Sossego”, realizada pela secretaria de Meio Ambiente (Semmapu), Polícia Militar, Polícia Civil e Settrans têm rendido frutos. Iniciada em 2010 a operação promove blitzes em dias alternados e tem por objetivo fiscalizar veículos e estabelecimentos comerciais com som alto que trazem transtornos à população.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Pedro Coelho, o trabalho conjunto continua aplicando multas e fiscalizando carros com som automotivo e estabelecimentos comerciais. “A gente continua este trabalho em conjunto com a Polícia Militar, com a Settrans, com a Polícia Civil que visa principalmente dois focos de atuação, que são os carros chamados ‘carros de boyzinhos’ e bares e restaurantes que causam impacto na vizinhança”.
Para Coelho, desde o início da patrulha os sons diminuíram consideravelmente e a população já tem sentido a melhoria. “Temos conseguido um bom resultado, isso é notório na cidade em comparação com o que estava acontecendo antes, principalmente nestes veículos que atormentavam a madrugada do cidadão divinopolitano”, afirmou.
De acordo com o secretário a fiscalização tem sido eficaz e a lei está sendo cumprida, inclusive nos eventos são realizadas campanhas de conscientização. “Foram apreendidos diversos equipamentos, ocorreu em Divinópolis o evento Fúria Sobre Rodas que acontece anualmente e foi feito uma campanha imensa contra o tipo de comportamento, ou seja, sons colocados em carros e ligados em lugares que causam impacto na vizinhança, a gente espera com a seqüência de trabalho trazer maior harmonia para cidade”, frisou.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro nos artigos 228 e 230 é proibida a circulação pela cidade de carros com som automotivo, sujeito a multa e apreensão do veículo.
FISCALIZAÇÕES
Segundo Demétrio de Paula, agente administrativo da Settrans, as blitzes da Patrulha do Sossego continuam a ser realizadas em Divinópolis em bairros e dias distintos. Ele explica que se a PM recebe uma denúncia toda a patrulha se move até o local, para resolver a situação.
A área central é uma das que mais possuem reclamação, principalmente por ter vários estabelecimentos comerciais e por carros com som alto circularem com frequência à noite.
Dados da Settrans apontam que em 2010 foram realizadas 52 fiscalizações, ou seja, a patrulha trabalhou intensamente nestes dias. Foram realizadas 1075 fiscalizações em veículos automotivos, 339 em estabelecimentos e 279 multas foram realizadas. Em 2011, de 01 de janeiro à 30 de junho já foram realizadas fiscalizações em 38 dias alternados.Neste período, 611 veículos foram fiscalizados, 156 estabelecimentos passaram pela patrulha e 279 autos de infração foram confeccionados.
Fonte: Site Jornal Gazeta do Oeste – http://www.g37.com.br
Postado por: André Luiz
É o povo de divinopolis acabando com a festa de quem tem som automotivo, mas a nossa opnião não importa por isso criaram mais esta lei ridícula.
ResponderExcluir